Ambiental

Responsabilidade Ambiental

A ASTAP é uma instituição consciente de sua responsabilidade na preservação do meio ambiente. Ao longo de sua existência e diretorias, sempre manteve o associado informado sobre o que acontece no mercado suinícola.

Dentre os temas levados ao produtor está a divulgação de informações sobre a legislação vigente e as suas obrigações. Desta forma, a ASTAP promove e facilita o contato com os órgãos e prestadores de serviços na área, para procedimentos de outorga de água, licenciamento e alvará de funcionamento, dentre outros.

Nas palestras e eventos promovidos pela associação, a responsabilidade ambiental é tema recorrente. Técnicos orientam sobre os projetos desenvolvidos nesta área, como a criação de lagoas de decantação e biodigestores.

Assuntos como a integração lavoura-pecuária, composteiras, crédito de carbono e mecanismos de desenvolvimento limpo também são constantemente debatidos nestes encontros e nas reuniões da diretoria.

Tais iniciativas têm contribuído para elevar o nível de consciência ambiental dos produtores associados à ASTAP. Vários projetos voltados à preservação da natureza e ao crescimento sustentável foram instalados em granjas da região.

Imagens relacionadas

Social

Responsabilidade Social

Com o objetivo de melhorar a qualidade da alimentação dos alunos da rede pública de ensino do Triângulo Mineiro e Alto Paranaíba e valorizar a carne suína na região, a ASTAP criou o Programa Merenda Forte: Carne Suína na Merenda Escolar.

O projeto, que conta com a parceria das prefeituras dos municípios, é pioneiro em Minas Gerais e hoje beneficia quase 70 mil alunos das escolas e creches municipais, além das escolas estaduais onde há educação infantil.

As prefeituras adquirem a carne suína a preços acessíveis e contam com o apoio da ASTAP na capacitação das profissionais que preparam a merenda escolar. Elas aprendem a técnica de preparo do produto, a composição nutricional e os benefícios do consumo.

As qualidades nutricionais da carne suína também são mostradas às crianças, por meio da cartilha “Emilho e seus amiguinhos”, criada pela ASTAP, que ainda traz receitas para as mães. Apresentações de teatro são promovidas, visando divulgar o produto entre pais e alunos.

Localidades atendidas

O projeto começou há um ano e sete meses no município de Patrocínio. O sucesso da iniciativa fez com que fosse levado a outras cidades.

Assim, a carne suína já faz parte do cardápio da merenda escolar em cinco locais:

Em Uberlândia, 56 mil alunos são beneficiados. Em Patrocínio, 5,4 mil; em Patos de Minas, 8 mil; Carmo do Paranaíba, 2,4 mil; e em Varjão de Minas, 510.

Em 2007, o programa chegará a Presidente Olegário, Monte Carmelo e Ituiutaba.

O cardápio

Cada criança consome 35 gramas de carne, que são utilizadas nos seguintes pratos: picadinho de suíno, arroz e feijão; baião de três com carne suína; carne suína com batata, arroz e feijão; escaldado de fubá com carne suína; tutu com carne suína e arroz, entre outros.

Ajude a ASTAP a levar adiante esse projeto!

Além melhorar a qualidade da merenda nas escolas, o Merenda Forte contribui para ampliar o mercado doméstico, com efeitos positivos para toda atividade a suinícola da região.

Imagens relacionadas

Parceiros